GALERIA DE FOTOS
ACOMPANHE AS FOTOS DOS EVENTOS REALIZADOS E APOIADOS PELA SECRETARIA DA CULTURA DE MARÍLIA:
Artista: Luciana Crepaldi
Visitação: de 07 a 30/11/2024.
https://cultura.marilia.sp.gov.br/noticias/exposicaoimpermanentedeluciana-crepaldiexploraa-memoriaafetivadascasasdemadeiraemmarilia/2667
Os itens que forem vendidos durante a Exposição terão sua renda revertida a fim de beneficiar alguma causa e/ou instituição que tenha a educação sustentável como pauta.
📍Galeria Municipal de Artes de Marilia- Av Sampaio Vidal, 245, Centro.
📅 De 10.10 a 01.11.2024
🟢 Classificação Livre
https://cultura.marilia.sp.gov.br/noticias/galeria-de-artes-abre-exposicao-tramas--tramoias-arte-e-saude-duas-faces-da-mesma-moeda-de--maria-amelia-de-carvalho/2563
A programação cultural foi bem diversificada, atendendo todas as idades: Tu que Batuca – com Augusto Campos; Contação de histórias com Calu Monteiro; e Roda de viola com Yassir Chediak.
Tu que Batuca com Augusto Campos:
Apresentação que resultará da Oficina de percussão gratuita ministrada por Augusto Campos, que aconteceu dias 11, 12 e 13 de setembro. O fechamento desta oficina será com uma performance única, um repertório exclusivo e original que será apresentado para o público.
Contação de Histórias com Calu Monteiro:
Calu e Helena são dois divertidos contadores de histórias que atrapalhados e brincalhões contam a curiosa história “A Anta e o Ploft” que narra uma confusão entre os animais da floresta e um barulho assustador no lago. Brincam com a fábula O Grúfalo e a encantador música o Rato, e interpretam a encantadora história “O Casamento da Dona Baratinha”, que mostra as travessuras de uma barata com vontade de casar. Será que ela casa? Tudo isso acompanhada pela deliciosa música de Mateus Artero.
Roda de Viola com YAssir Chediak:
O cantor e compositor Yassir Chediak apresenta o show "Roda de Viola" que promete emocionar o público com canções de saudade e aconchego. No repertório estão clássicos da música brasileira como: Majestade,o Sabiá, É o Amor, Ainda Ontem Chorei de Saudade, Lá no Pé da Serra, Romaria, Tocando em frente e muito mais.
No show "Roda de Viola", o artista faz uma verdadeira celebração à vida e ao que é essencial, mostrando valores da terra. Yassir se reúne com o público e juntos cantam e proseiam em um momento especial e único.
Este projeto foi criado a partir da experiência que o artista teve fazendo as trilhas de viola das novelas Pantanal, Paraíso e Carga Pesada. Yassir também já levou sua "Roda de Viola" para a tela de muitas outras produções da Rede Globo. A proposta é tirar da TV e levar para o público com muita alegria e emoção.
A Cia. Corpus de teatro físico com apoio da secretaria municipal da cultura realizou de 22 a 29 de setembro a 4ª edição da Mostra Internacional de Teatro de Marília, evento artístico e cultural que reúne a grupos locais da cidade e artistas de teatro da América Latina.
A terceira mostra internacional de teatro foi realizada no ano passado no mês de novembro e dezembro no auditório municipal Octavio Lignelli, e teve a participação de grupos provenientes de México, Chile, Peru, Argentina e um grupo do Brasil proveniente de Goiás. Após a mostra, foi realizada a primeira residência internacional de teatro físico que contou com diversos treinamentos e técnicas das artes corporais.
Para esta edição 2024, a Mostra Internacional teve a presença de grupos da América Latina, e a participação de cias da cidade de Marília como Casa Bomfim, Elam, Curso técnico do Senac e a Cia. Corpus de teatro físico, ampliando os desafios e expectativas do público, já que retorna aos palcos do Teatro Municipal Waldir Silveira Mello, como foi na primeira e segunda edição.
De acordo com o coordenador da mostra internacional de Marília, o ator, diretor e professor mestre em artes cênicas Gonzalo Pérez “o evento tem se transformado em parte da cultura local da cidade de Marília, levando as artes cênicas a um patamar internacional de troca artística cultural entre os participantes e o público, através das apresentações teatrais, desenvolvendo o interesse real pelo teatro, principalmente através dos workshops e palestras ministradas pelos artistas convidados a realizar novas experiências artísticas que promovem o profissionalismo das novas gerações de atores e atrizes da cidade e região, possibilitando uma formação e apreciação das artes cênicas desde uma olhar crítico e globalizado”.
ESPETÁCULOS:
Apresentação: Projeto Guri / Memorial de fotos e vídeos de edições anteriores do evento / homenagem ao arista Tadeu Martins
Espetáculo A ERA DOS SAUROS
Cia Corpus / Brasil
Direção Gonzalo Perez
Elenco: Alejandro Martins, Miguel Martins, Bruno Domingues e Henrique Kawabata
Sinopse: O espetáculo é uma viagem pela evolução das espécies pré-históricas, destacando a utilização do corpo e gestualidade do ator para interpretar e representar cada uma das espécies, através de técnicas físicas e estudos de movimentos de animais e seres vivos de uma forma ou outra são em parte o resultado do processo evolutivo. O trabalho do ator está delineado à partir do estudo e percepção audiovisual de cada um dos dinossauros, realizando um trabalho de improvisação corporal para ampliar as potencialidades do ator e assim contruir uma dramaturgia performática.
Espetáculo LA CONQUISTA
Cia LA Casa 100 – Perú
Sinopse: O processo da conquista do Perú teve suas particularidades. “LA conquista” explora de maneira lúdica todas essas particularidades, desde o recrutamento dos expedicionários até o que aconteceu no Tawantinsuyo, acrescentando nas figuras históricas de Francisco Pizarro e do Inca Atahualpa.
Espetáculo MORTE E VIDA SEVERINA
Cia ELAM de Teatro – Brasil
Direção: Márcio Martins
Elenco: Letícia Rodrigues, Cacilda Silva, Duda Donófrio, Helena Ferni, Lúcia Prata, Luana Martinez e Nenê Freitas.
Cenografia e Iluminação: Calu Monteiro
Sinopse: O espetáculo traz a história do retirante Severino, do texto de João Cabral de Melo Neto. Em cena, sete mulheres de diferentes gerações interpretam Severinos e Severinas, entre outros personagens, contrapondo o período da arte teatral em tempos de William Shakespeare, onde mulheres não podiam interpretar peças teatrais.
Espetáculo EL OGRITO
Cia Catarsis Teatro – México
Direção: Sílvia Romero
Elenco: Sílvia Romero e Axel Romero
Sinopse: O Ogro e sua mãe moram em uma cabana em meio ao bosque, longe da convivência das demais pessoas. O pequeno de 6 anos, estava no momento de ir para escola. Porém, logo percebe que pode ser difícil de se encaixar com seus companheiros. Seu descomunal tamanho, suas mudanças de humor e seu enigmático desejo de sangue logo o aturdem, mas sua mãe lhe explica a origem de seu comportamento.
Espetáculos: HISTÓRIAS DE CALU e A FAMÍLIA FANTASMADOWNICA
Cia Casa Bomfim Cultura e Arte – Brasil
Sinopse: O espetáculo conta a história de uma família de fantasmas que vive em uma casa na beira da praia, onde o fantasminha caçula Pluft, tem medo de gente e se surpreende ao encontrar as irmãs Mari e Bel, que foram raptadas pelos malvados Piratas Perna-de-Pau, Olho-de-vidro e Cara-de-mau. Estes terríveis vilões querem roubar o tesouro do avô das meninas. O que não esperava é que uma bela amizade iria se formar entre a família de Pluft e as meninas, dando um novo rumo à História.
Espetáculo O GATO MALHADO E A ANDORINHA SINHÁ
Cia Dell Arte – Brasil
Direção: Edson Rossi
Direção Musical: Márcio Martins
Elenco: Aline Prata, Bruno KAbullo, Darla Agnes, Gustavo Bonilha, Isabela Santos, João Pedro Bertoldo, John Castle, Leonardo Valentim, Renata Romma, Vick Maia.
Sinopse: A peça teatral O gato malhado e a Andorinha Sinhá nos leva a viajar pelas nuances de um amor entre um gato e uma Andorinha, e nos apresenta um universo onde animais, árvores e elementos naturais falam e contam histórias.
Espetáculo LA VALIJA DEL TÁTARA
Cia PAtyn y Paton
Elenco: Lucas Ezequiel Martinez e Fiorella Lo Pinto
Sinopse: Entre tarantelas e bailes, PAtin e Paton, os simpáticos clowns apresentam a mala de seu tatara tatara tatara avô, uma mala misteriosa nunca antes aberta. Ao abrir, com a ajuda do público, encontram dentro os sonhos mais apreciados pelo avô: a música, a poesia e o circo.
Espetáculo NOVIA DE RANCHO
Cia Catarsis Teatro – México
Elenco: Silvia Romero
Sinopse: É um monólogo teatral que apresenta uma noiva furiosa por que o dia anterior a deixaram plantada no altar. NO dia seguinte, esta noiva enfurecida demonstrará que não tem nada mais perigoso que uma mulher desapontada. Esta noiva contará sua história para os fiéis da igreja, enquanto esperam o noivo para o final feliz.
Espetáculo MONÓLOGO DE UM CHE
Cia Javier Miranda – Argentina
Sinopse: O ator e comediante Javier Altamiranda nos apresenta uma série de curtas humorísticas sobre as vivências de ser ator em uma época complexa para Argentina. Com os relatos nos leva a rir e emocionar, mesmo quando a dor e a falta de afetos nos invadem dia após dia. Uma reflexão sobre o mundo e suas expectativas de ser feliz.
Espetáculo MAS QUE HERMANOS
Cia Expedicion Teatral - Chile
Direção: Javier Barrera
Elenco: Javier Barrera
Sinopse: Mais que irmãos é a história de Pato e David. O Pato é mais velho por poucos anos, garoto rebelde, que gosta de experimentar os perigos da vida, com um jeito de interagir com a alta sociedade através de sua forte personalidade, simpatia e índole ilegal. Seu irmão David é mais inocente, ingênuo e com pouca experiência da vida fora de casa. Pela proteção de seu pai, que é pai e mãe ao mesmo tempo, David ama seu irmão e o admira mais que tudo na vida. Um dia Pato convida David para sair e ir em uma festa eletrônica no setor alto da cidade de Santiago, o que transforma de forma transversal a trama da peça, conectando outros personagens de distintos mundos, levando o público a um final totalmente surpreendente.
Local: Teatro Municipal de Marília
Dia: 08/08 (Quinta-feira)
Horário: 15h
No SHOW ABRAKBÇA somos todos convidados para uma viagem pelo mundo do hip hop. O show é uma homenagem à importância do hip-hop enquanto movimento cultural e social, uma experiência inédita, que desperta as crianças que habitam em cada um de nós, da infância a melhor idade.
Classificação: livre / Duração: 60min.
Ingresso: gratuito, fechado para escolas.
Artista: Índio
Exibição: de 27/06 a 13/07/2024
https://cultura.marilia.sp.gov.br/agenda/galeria-municipal-de-artes-paraisos-artificiais/2516
Artista: Laerte Marques
Data: 21/06
https://cultura.marilia.sp.gov.br/agenda/auditorio-municipal-show-taiguarando-com-laerte-marques/2498
Visitação: até 22 de Junho de 2024.
Local: A Galeria Municipal de Artes fica no Complexo Cultural “Braz Alécio” - Av. Sampaio Vidal, 245 - Centro (térreo).
Horário de funcionamento: Aberta ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 13h às 17h.
Classificação indicativa: 16 anos.
Entrada gratuita.
https://cultura.marilia.sp.gov.br/agenda/galeria-municipal-de-artes-exposicao-de-artes-plasticas-exposicao-maldita/2483
EXPOSIÇÃO "HARMONIA EM CORES" DA ARTISTA PLÁSTICA CLEUSA NOVAK
Visitação: de 16 a 31/05/2024.
Local: A Galeria Municipal de Artes fica no Complexo Cultural “Braz Alécio” - Av. Sampaio Vidal, 245 - Centro (térreo).
Horário de funcionamento: Aberta ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 13h às 17h, com entrada gratuita.
https://cultura.marilia.sp.gov.br/agenda/galeria-municipal-de-artes-exposicao-harmonia-em-cores/2414
A Exposição “As pessoas, os lugares, a vida e os mistérios do planeta” do Estúdio Nosotras apresenta uma série de colagens manuais relacionadas à vida e ao tempo. Os recortes convidam a humanidade a refletir sobre o cotidiano e buscam retratar as personagens que dele fazem parte, de maneira lúdica e criativa.
A Exposição “Música em Retalhos” do artista plástico paraense Júnior Lopes reverencia músicos nacionais e internacionais por meio de retratos confeccionados com retalhos de tecidos. Sob uma ótica inovadora, Júnior Lopes brinca com uma variedade de cores, estampas e texturas para recriar imagens recorrentes e afetivas que permeiam o imaginário popular.
A vernissage ocorreu no dia 20 de Abril na Galeria Municipal de Artes. As exposições ficarão abertas para visitação de 18/04 a 11/05 de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 13h às 17h, com entrada gratuita.
A Galeria Municipal de Artes fica no Complexo Cultural “Braz Alécio” - Av. Sampaio Vidal, 245 - Centro (térreo).
Em comemoração aos 65 anos da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"; - Campus de Marília (FFC/UNESP), a Orquestra Acadêmica da UNESP fez no Teatro Municipal no dia 18 de abril uma apresentação gratuita e inédita na cidade de Marília.
A exposição “Boêmias e Neon” é composta por fotografias do artista mariliense Renato Lo. Por meio de imagens dinâmicas que transformam a cidade interiorana de Marília em uma metrópole futurista cyberpunk, o trabalho do jovem fotógrafo retrata o movimento da vida noturna, proporcionando uma nova perspectiva sobre a realidade cotidiana. De forte inspiração na estética cinematográfica chinesa, o trabalho de Renato é um retrato do urbanismo mariliense.
“Diferentes faces da minha mente” retrata os últimos quatro anos de trabalho da artista plástica mariliense Batata Couve. Seu estilo próprio - uma mescla entre cartoon e realismo - apresenta cerca de 15 retratos em aquarela que fazem-se notar pelas cores fortes e traços marcantes. Carregam em si a ideia de adentrar a cabeça da jovem artista e se deparar com um turbilhão de emoções que afloram de seus protagonistas.
A vernissage aconteceu no dia 06 de Abril. As exposições ficarão abertas para visitação até 13 de abril, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 13h às 17h, com entrada gratuita.
A Galeria Municipal de Artes fica no Complexo Cultural “Braz Alécio” - Av. Sampaio Vidal, 245 - Centro (térreo).
Leia a matéria em nosso site: https://cultura.marilia.sp.gov.br/noticias/secretaria-municipal-da-cultura-realiza-encontro-para-lancamento-da-politica-nacional-aldir-blanc-de-fomento-a-cultura---pnab/2389
Veja as fotos da 1ª Noite do Carna Marília 2024 - 11/02!!!
Fotos: Pedro Matos
Veja as fotos da 2ª Noite do Carna Marília 2024 - 11/02!!!
Fotos: Pedro Matos
Veja as fotos da MAtinê do Carna Marília, que contou com Concurso de Fantasia!!!!
Fotos: Pedro Matos.
Com apresentações do Coral Infantil da Dori Alimentos, Coral Cine Clube, Projeto Semear e terminando a noite com show do cantor Luis Mouré, a Secretaria da Cultura de Marília realiza a última edição do Natal Encantado 2023 na Praça Maria Izabel.
Feliz Natal a todos!
A Mostra segue em exposição na Galeria Municipal de Artes até o dia 06 de Janeiro de 2024, de terça a sexta, das 9h às 17h e no dia 06/01 (sábado), das 13h às 18h. Nos dias 23, 26 e 30 de Dezembro e 02 de janeiro a Galeria estará fechada em virtude das festas de final de ano.
Entrada gratuita.
O último dia de apresentações será no dia 20 de dezembro, na mesma praça, a partir das 19h.
A abertura do Natal de Marília foi maravilhoso, e neste sábado (09/12) tem mais! Será na Praça Maria Izabel (ao lado da Igreja São Bento), a partir das 17 horas.
A Bachiana Filarmônica fez seu primeiro concerto em 2004 na prestigiada Sala São Paulo. Depois disso, com um repertório que inclui sinfonias de Beethoven, Brahms, Tchaikovsky, etc. Apresentou-se nas mais importantes salas de concerto do Brasil e também no exterior.
https://cultura.marilia.sp.gov.br/noticias/maestro-joao-carlos-martins-e-bachiana-se-apresentam-em-marilia/2177
EXPOSIÇÃO DE AQUARELAS “INTERSECÇÃO MARÍLIA”
Artista plástico: Dayton Roger
Abertura: Dia 07 de novembro.
Visitação: Até 09 de dezembro de 2023.
Técnica: Aquarela.
Entrada gratuita.
A Galeria Municipal de Artes pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 13h às 18h, com entrada gratuita.
A Galeria de Artes fica no Complexo Cultural “Braz Alécio”. Av. Sampaio Vidal, 245 (térreo).
Esta maravilhosa exposição teve sua abertura no dia 16/09 e está aberta para visitação na Galeria Municipal de Artes até 11/10/2023, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 13h às 18h, com entrada franca.
Técnicas: Mista, aquarela, retalhos de papel e tecido.
A Galeria Municipal de Artes fica no Complexo Cultural “Braz Alécio” - Av. Sampaio Vidal, 245 (térreo).
+ 1 500 bailarinos
+ de 30 cidades de todo o Brasil e Argentina
+ de 50 academias e escolas de Dança do Brasil e Argentina
A abertura da exposição foi no dia 07/07 e poderá ser visitada até o dia 28/07, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 13h às 18h, com entrada gratuita.
A Galeria Municipal de Artes fica no Complexo Cultural “Braz Alécio” - Av. Sampaio Vidal, 245 (térreo).
Com entrada franca, os trabalhos podem ser visitados até dia 3 de junho, de terça a Sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 13h às 18h.
A Galeria Municipal de Artes fica no Complexo Cultural “Braz Alécio”.
Av. Sampaio Vidal, 245 (térreo).
Confira na agenda cultural todos os eventos e atividades do mês de Abril.
Evento integrou a programação de aniversário de 94 anos da cidade de Marília.
Confira nossa agenda cultural e fique por dentro da programação ---> https://cultura.marilia.sp.gov.br/agenda/
#PrefeituraDeMarília, #Marilia94anos, #CulturaEmMovimento
Além da sessão das 19h, houve também uma sessão especial às 14h voltada para alunos da rede municipal e estadual de educação, além de entidades.
A exposição reúne trabalhos dos artistas plásticos premiados Cláudio Dutra (Marília/SP), Kity Mendonça (Valinhos/SP) e Tais Monteiro (Marília/SP). O acervo reúne obras, no estilo acadêmico tradicional, técnica óleo sobre tela e lápis de grafite sobre papel. A exposição ficará em exibição até o dia 30 de março, e poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 13h às 18h.
A Galeria de Artes fica no Complexo Cultural “Braz Alécio”.
Av. Sampaio Vidal, 245 (térreo).
Marcelo Eufrosino Rodrigues é um artista natural de Marília, residente na Espanha. Formado em Gastronomia, já atuou em diversas áreas, sempre atreladas às artes. A exposição, onde através de diversas técnicas que incluem desenho e pintura, mostra sua admiração pelas formas e contornos do corpo masculino, em uma exposição original onde os traços e as cores trazem um tom erótico e ousado.
A Galeria de Artes fica no Complexo Cultural “Braz Alécio” - Avenida Sampaio Vidal, 245. A entrada é gratuita. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 98100-2865.
Encerrando oficialmente o Carna Marília 2023, a APOTEOSE DO SAMBA, com apresentações de Trio Jacarandá, e Reginah Kalibre & Cia, trouxe para a Praça Maria Izabel, clássicos do Samba Raiz e Choro, e no final, o show com a Bateria da Portuguesa do Morro fechou o evento em grande estilo.
O Trio Elétrico percorreu as principais ruas da cidade. Evento teve realização da Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria da Cultura.
Mostra Fotográfica “Catadores” de Marcelo Sampaio.
A exposição foi inaugurada no dia 03 de fevereiro, e é composta por retratos de coletores de material reciclável da cidade de Marília.O conceito é jornalístico e documentário que busca denunciar e também dignificar aspectos da figura humana, além de evidenciar os problemas enfrentados cotidianamente por essas pessoas. As imagens foram feitas após conversas e/ou convívio com os fotografados.
Marcelo Sampaio fotografa há mais de duas décadas, quase sempre em preto e branco, como retratista dos anônimos e do cotidiano da cidade de Marília, praticando fotografia humanista.
Mostra Fotográfica "Catadores"
Local: : Galeria Municipal de Artes - Av. Sampaio Vidal, 245 - Centro (Complexo Cultural)
Visitação: até dia 28 de fevereiro/23, de segunda a sexta, das 9h às 17h e aos sábados, das 13h às 18h.
Entrada gratuita!
Informações 3454-7434
Dias 17, 19, 24 e 26 de janeiro, das 14h às 17h.
Local: Museu de Paleontologia de Marília - Av. Sampaio Vidal, 245.
Realização: Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura.
Organização: Carolina Montoro e Marcelo Ortega.
E a programação continua nesta sexta, dia 23 de Dezembro, com grande show da Banda Pecado Capital e carreata de Natal a partir das 19h marcando o encerramento do Natal Iluminado 2022.
1ª EXPOSIÇÃO COLETIVA DA NOVA GALERIA MUNICIPAL DE ARTES.
Vernissagem da I Exposição Coletiva de Artes Plásticas da Nova Galeria Municipal de Artes, realizada no dia 16/12/2022. A exposição permanece aberta à visitação até o dia 28.01.2023, com horário de visitação de terça a sexta das 9h às 17h; e sábado das 13h às 18h.
E a programação continua na Praça Maria Isabel até o dia 23 de Dezembro, quando será o encerramento, sempre a partir das 19h.
Dia 19/12 (Segunda) – Banda Sweet
Dia 20/12 (Terça) – Madrigal Per Noi
Dia 21/12 (Quarta) – Jorge e Marina
Dia 22/12 (Quinta) – Forró dos Abençoados | Rogério Amaral
Dia 23/12 (Sexta) – Encerramento do Natal Iluminado com show da Banda Pecado Capital
E a programação continua na Praça Maria Isabel a partir do dia 16/12, se estendendo por todos os dias até o dia 23 de Dezembro, quando será o encerramento, sempre a partir das 19h. Nos dias 17, 18 e 23 haverá a presença do Papai Noel.
Dia 16/12 (Sexta-feira) – Serginho e Trio
Dia 17/12 (Sábado) – Neusa Maria e Gota D’água
Dia 18/12 (Domingo) – Capitão Fumaça | Batukedopé | Coral UAPEM
Dia 19/12 (Segunda) – Beto Show | Banda Sweet
Dia 20/12 (Terça) – Madrigal Per Noi
Dia 21/12 (Quarta) – Jorge e Marina
Dia 22/12 (Quinta) – Forró dos Abençoados | Rogério Amaral
Dia 23/12 (Sexta) – Encerramento do Natal Iluminado com show da Banda Pecado Capital
TEATRO DA CIDADE – TURMAS INFANTIL I E II “O QUE ALI SE VIU / UIV ES ILA EUQ O”
Peça de encerramento de ano das Turmas Infantil I e II, apresentada no Teatro Municipal no dia 11/12/2022.O Projeto Teatro da Cidade é um programa realizado desde 2012 pela Secretaria Municipal da Cultura que proporciona o ensino gratuito das artes cênicas para crianças, jovens, adultos e pessoas da melhor idade, residentes em Marília.
Apresentação de encerramento do ano de 2022 da turma adulto do Projeto Teatro da Cidade. A peça foi encenada no Teatro Municipal no dia 10/12/2022.
O Projeto Teatro da Cidade é um programa realizado desde 2012 pela Secretaria Municipal da Cultura que proporciona o ensino gratuito das artes cênicas para crianças, jovens, adultos e pessoas da melhor idade, residentes em Marília.
TEATRO DA CIDADE – TURMA JOVEM “COTIDIANO FRAGMENTADO”
Apresentação de encerramento de ano da Turma Jovem do Projeto Teatro da Cidade, encenado no Teatro Municipal no dia 09/12/2022.O Projeto Teatro da Cidade é um programa realizado desde 2012 pela Secretaria Municipal da Cultura que proporciona o ensino gratuito das artes cênicas para crianças, jovens, adultos e pessoas da melhor idade, residentes em Marília.
Apresentação de encerramento do ano de 2022 da Turma Melhor Idade do Projeto Teatro da Cidade, encenada no Teatro Municipal no dia 07/12/2022.
O Projeto Teatro da Cidade é um programa realizado desde 2012 pela Secretaria Municipal da Cultura que proporciona o ensino gratuito das artes cênicas para crianças, jovens, adultos e pessoas da melhor idade, residentes em Marília.
O evento, gratuito, foi uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, do Programa Juntos pela Cultura e Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com produção da Amigos da Arte.
A Galeria Municipal de Artes de Marília realizou no dia 11 de novembro, a abertura da exposição “Escaneandome” da fotógrafa e arte-educadora mariliense Luciana Crepaldi. As obras poderão ser visitadas até o dia 29/11, de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 13h às 18h.
INAUGURAÇÃO DAS NOVAS INSTALAÇÕES DO MUSEU DE PALEONTOLOGIA E DA GALERIA DE ARTES NO COMPLEXO CULTURAL "BRAZ ALÉCIO"
A Prefeitura de Marília homenageia o grande artista mariliense Braz Alécio, dando seu nome ao Complexo Cultural Municipal, que contempla o Museu de Paleontologia e a Galeria de Artes. O espaço foi inaugurado no dia 28 de Outubro e aberto ao público a partir do sábado, dia 29. A primeira mostra da Galeria expõe parte das obras do ilustre pintor, poeta e educador mariliense, na Galeria de Artes, a Secretaria da Cultura realizou uma exposição de telas do Artista plástico Braz Alécio, que dá o nome ao Complexo. Após a inauguração, o público pôde curtir o evento “1º Encontro de Cultura e Artes”, promovido pelo Sindimmar em parceria com a Secretaria da Cultura. O evento contou com shows de grandes artistas marilienses: Jaci Furquim e Grupo Cartola Branca e Eliana Jardim canta Negritude Brasil.
Um espetáculo genuinamente brasileiro que trouxe para os palcos as travessuras de criança com toda a magia do circo. Tudo começou com uma caixa de música que se transformou numa vila onde mora o sonho e a fantasia.
Uma trupe de artistas, acrobatas, músicos e malabaristas reviveram as melhores brincadeiras da infância de uma maneira lúdica com esquetes e música ao vivo, numa leitura que utiliza linguagens como a dança popular, a música brasileira e o teatro.
Fotos: Pedro Matos
Realizado pelo grupo ELAM de Teatro, o evento contou com esquetes de palhaços, números musicais, contação de história, números de mágica e um espetáculo teatral.
O objetivo do projeto é de levar à população alegria em forma de arte, onde os artistas trazem como tema a nossa cultura popular.
O projeto é contrapartida do Edital Municipal N°2/2021-SC- chamamento público para seleção e premiação de artistas, coletivos e grupos culturais, desenvolvido pela Secretaria da Cultura.
Pedro Matos
O evento foi pura diversão!!! Foi uma tarde de muitas brincadeiras com palhaços, recreação, pintura no rosto e muito mais!
Vejam as fotos!!
Pedro Matos
A próxima edição será no dia 24 de Setembro, com O PODEROSO CHEFÃO e VOXX86.
O Encontro do Rock é um evento musical gratuito realizado pela Secretaria Municipal da Cultura, e acontece a cada duas semanas na Praça Higashi Hiroshima (Praça da Emdurb), na avenida das Esmeraldas.
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, realizou no dia 7 de setembro o desfile cívico celebrando 200 anos da Independência do Brasil - o maior da história de Marília
As comemorações tiveram início às 8h, no Paço Municipal, com hasteamento das Bandeiras e execução do Hino Nacional pela Banda Marcial “Cidade de Marília”.
Às 9h, na Avenida Sampaio Vidal, teve início o desfile, que contou com alunos da rede municipal, estadual e particular de ensino, além das secretarias municipais, entidades e projetos.
Após o Desfile, o Projeto Guri realizou uma apresentação musical em frente ao Teatro Municipal, encerrando a programação da comemoração do Dia 7 de Setembro.
Circuito Sesc de Artes aconteceu no dia 27 de agosto em Marília, com diversas atrações gratuitas. Evento foi realizado na Praça Maria Izabel, com apoio da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria da Cultura.
Apresentações gratuitas foram contempladas com financiamento do PROAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio do edital PROAC 10/2021 – CIRCO, e atenderam crianças da rede municipal, do Colégio Esmeraldas, da Associação Amor de Mãe, da Fundação CASA e alunos do SENAC
#culturaemmovimento #prefeiturademarilia #secultmarilia
Jonathan Sprada vem se destacando no meio artístico com seu trabalho em arte floral. O workshop acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de agosto, em Brumadinho (MG). Veja matéria completa: clique aqui.
Veja Matéria Completa: Clique aqui.
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria da Cultura de Marília realizou no último sábado, 06 de agosto a primeira edição do Encontro do Rock em 2022, com as Bandas Verniz e Overplay. A proposta é realizar o evento duas vezes por mês na Praça da Emdurb, com diferentes bandas convidadas. A programação será divulgada nesta página e no site da Secretaria da Cultura.: https://cultura.marilia.sp.gov.br.
O Festival Internacional Marília em Danças 2022 aconteceu de 12 a 17 de Julho e foi uma parceria entre a Uirapuru Produções e Prefeitura de Marília, através da Secretaria Municipal de Cultura. O evento teve a coordenação artística realizada por João Pirahy. Realizado anualmente no mês de julho, o Festival contempla todas as linguagens da dança e está entre os mais importantes do País. As seletivas presencias para o Festival aconteceram em várias regiões do país, além disso, o Festival conta com importantes parcerias com Instituições e Companhias Nacionais e Internacionais (Argentina, Portugal e Itália). Nesta edição, a cidade de Marília recebeu cerca de 1000 bailarinos e 40 grupos e escolas de diversas regiões do país e da América Latina.
Crédito das fotos: Ballet em Foco.
A Secretaria da Cultura realizou na quarta-feira, dia 29 de junho de 2022, uma Reunião Pública com Artistas Plásticos e Visuais de Marília. O encontro aconteceu no Teatro Municipal, às19h, e contou com a participação de cerca de 50 artistas.
Durante o encontro, o Secretário da Cultura André Gomes promoveu um diálogo direto com a categoria, abordando temas como a dinâmicas de exposições, cadastramento de artistas para exposições, reabertura da Galeria Municipal de Artes e outras ações.
Como resultado do encotro, foi formado um grupo de discussão com os artistas presentes, os quais constituíram uma comissão que acompanhará de perto os detalhes finais pré-reinauguração da Galeria, além de ser responsável por compilar as demandas e ideias apresentadas durante a reunião.
Nas palavras do Secretário da Cultura, “Todos os esforços estão voltados para a finalização da Galeria Municipal de Artes, bem como o Complexo Cultural todo. A Galeria impulsionará tanto a divulgação e valorização das obras e dos nossos artistas locais, quanto no fomento do próprio consumo de cultura”.
Várias vertentes da música negra se fizeram presentes no evento gratuito JazzSoulRapSampa, que trouxe importantes representantes do estilo para a Praça Maria Izabel no último sábado, 25 de junho.
As atrações que se apresentaram foram GoG, Face da Morte, DJ Raphael, Banda Mahatma Groove, Comando Verbal, Maracatu do Baque Virado e Banda BR Groove.
Vejam as
(Crédito: Pedro Matos)
#PrefeituraDeMarília #JazzSoulRapSamba #SeCultMarília #CulturaEmMovimento
Roda de conversa com o Grupo Face da Morte, Gog, o Secretário Municipal da Cultura e artistas locais.
Evento foi aberto à população e aconteceu no dia 24/06/22 na Biblioteca Municipal de Marília.
Apresentação do músico Derico ocorreu no dia 04 de Junho de 2022, na Praça Maria Isabel e contou com a participação do mariliense @danilo_agostinho . O evento foi gratuito e teve o apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Marília.
Em comemoração ao aniversário de 93 anos da cidade, a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Codemar, entregou oficialmente para a população mariliense a nova Praça Maria Izabel, totalmente reformada e revitalizada. O evento aconteceu no dia 27 de Maio de 2022 e contou com o show com Banda Gum Pop, apresentações de dança da Associação das Academias de Dança de Marília, exposição de carros antigos, festival de food trucks e Feira de Artesanato.
Marília recebeu de 12 a 15 de maio a II Semana do Hip-hop, com shows e campeonato de Breaking na programação. As atividades da Semana do Hip-hop aconteceram na Estação Ferroviária e na Avenida das Indústrias, e foram organizadas por coletivos marilienses com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Evento integrou a programação de aniversário da cidade de Marília e do calendário de eventos do Estado de São Paulo. Com Exposições culturais, gastronomia japonesa, Miss Nikkey, artesanato, oficinas (de Manga, Origami, Oshibana, Cerâmica). e muitas apresentações artístico-culturais, o Japan Fest como sempre foi um sucesso, atraindo milhares de pessoas nos quatro dias.
O festival totalmente gratuito aconteceu na Avenida das Indústrias. Foram sete horas de evento que reuniu grandes DJs relembrando os clássicos e os hits dos anos 80, 90 e 2000, entre eles, os DJs Rogério Bass, Fábio Mochiuti, Odair Vicenzoto, Tandy, Edgar Tito, Alemão, Vasco, Ciro Rirais, Paulo Manxa e Sayer, além de apresentações de dança com o Prof. Cleber.
O evento foi uma ação de contrapartida do Edital Municipal nº02/2021, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Cultura, que premiou 26 grupos/artistas com atuação no município de Marília. O Edital destinou, ao todo, 300 mil reais para a execução de projetos culturais em diversos segmentos como música, artes cênicas, artes visuais, arte urbana, literatura e audiovisual.
O grupo Leitores da Balbúrdia, pensando na importância de celebrar o centenário do rádio no Brasil, realizou a apresentação infantil “O Grande Rabanete”, baseada na obra de Tatiane Belinky, com adaptação de Helena Venturini. A apresentação foi realizada para escola das Rede Municipal de Ensino e aconteceu no 14 de abril no Teatro Municipal .
O espetáculo compôs a programação comemorativa de aniversário de Marília e também de celebração em 2022 dos 40 anos de inauguração do Teatro Municipal de Marília. O evento foi apoiado pela Lei Aldir Blanc, por meio de edital desenvolvido pela Secretaria da Cultura.
A Biblioteca Municipal "João Mesquita Valença" abrigou de 05 de abril a 27 de maio a Exposição "Vivendo de Mar”, dentro do projeto Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som.
A exposição do fotógrafo Durvile Cavancanti teve como tema a costa brasileira e seus pequenos vilarejos de pescadores.
A Secretaria Municipal da Cultura realizou no Teatro Municipal no dia 04 de abril de 2022, show gratuito com as Bandas Rock Memory e O Trio Instrumental, do Rio de Janeiro. Evento fez parte da programação de comemoração do aniversário de Marília, e dos 40 anos do Teatro Municipal "Waldir Silveira Mello".
O Encontro do Rock do dia 27/08 foi um sucesso! Centenas de pessoas compareceram à Praça Higashi Hiroshima, vulgo "Praça da Emdurb", na Avenida das Esmeraldas para prestigiarem o evento, que contou com a participação da Banda Seu Thomé - Tributo ao Rock Brasileiro, com a formação atual de Gui Diniz (voz e guitarra), Matheus Andrade (Baixo) e Gian Gonzales (Bateria), e Banda Eddie the Head - Iron Maiden Tributo: Em homenagem à maior banda de Heavy Metal de todos os tempos.
E em Setembro tem mais - anota aí na sua agenda:
Dia 10/09 – Odep – Tormenta Rock - Avenged Sevenfold Cover
Dia 24/09 - Voxx86 - Poderoso Chefão.
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, realizou nos dias 1, 2 e 3 de abril a Virada Cultural Marília 2022. O evento totalmente gratuito aconteceu no Teatro Municipal e contou com apresentações no palco interno e também no entorno do teatro. O evento integrou a programação especial de aniversário de Marília e também de comemoração aos 40 anos do Teatro Municipal (comemorado 03 de abril).